Na última quinta-feira (25), crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) participaram de uma visita guiada ao Aeroporto de Salvador, em ação de parceria entre o Salvador Bahia Aiport e o Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA). A iniciativa buscou preparar os participantes para futuras viagens de avião, estimular o desenvolvimento e aprimorar o repertório de habilidades sociais.
Dentro da programação do Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o tema, o encontro iniciou com uma exposição de informações sobre o aeroporto, no qual puderam conhecer o funcionamento, números, profissionais e a rotina do equipamento.
Após a distribuição dos cartões de embarque “de mentirinha” – e das credenciais que permitem acesso às áreas restritas do aeroporto, as equipes foram conduzidas ao saguão do primeiro andar, onde conheceram os guichês de check-in das empresas aéreas, e foram apresentados a ANA, assistente virtual do aeroporto.
Na sequência, todos passaram pelo raio-x, e caminharam pela loja “walking through” até a Praça Tropical, onde aprenderam a consultar nos telões as informações mais importantes, como número do voo, companhia aérea e portão de embarque. Vale ressaltar que pessoas com TEA tem direito a tratamento diferenciado no momento do embarque. No pátio, os visitantes puderam ver de perto duas aeronaves, passando pela área de triagem de bagagem e vendo equipamentos e veículos essenciais para o funcionamento do aeródromo.
Segundo Daniela Franco, gerente de Comunicação do Salvador Bahia Airport, o tour buscou fazer com que os jovens e seus familiares se sintam incluídos e valorizados. “Queremos contribuir para o desenvolvimento da autonomia deles, para que se sintam mais confiantes durante suas interações sociais”, afirmou.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.