Nesta quinta-feira (14), a Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb) vai celebrar 173 anos de existência. O evento vai acontecer na sede da Associação Comercial, no Comércio, em Salvador, às 18h. A comemoração vem para lembrar a história da economia baiana e o perfil inovador do Governo do Estado que, junto a instituição, busca tornar o ambiente de negócios na Bahia cada vez mais atrativo para os empreendedores, principais geradores de emprego e renda no país. Durante o evento, serão homenageadas empresas e pessoas que contribuíram, e ainda contribuem, para os avanços da Autarquia e para o desenvolvimento econômico do nosso Estado. Desse modo, prestando justo reconhecimento àqueles que dedicaram suas vidas ao empreendedorismo e simplificação do Registro Público Mercantil. A presidente do órgão, Marise Chastinet, vai receber todos os convidados na cerimônia.
Na oportunidade, também serão apresentados à sociedade os membros do Conselho de Vogais da Juceb, órgão deliberativo superior da Autarquia, composto por representantes de importantes entidades da sociedade civil organizada. Dentre eles, Fecomércio, Federação das Indústrias (FIEB), Federação da Agricultura (FAEB), Conselhos Regionais de contabilidade, economia e administração, Ordem dos Advogados (OAB), Organização das Cooperativas (OCEB), entre outras.
A Juceb acompanhou a evolução tecnológica dos últimos anos e a trouxe às suas atividades finalísticas. Com siso, hoje o empresário baiano conta com uma plataforma totalmente digital capaz de oferecer todos os serviços necessários para a formalização da sua empresa, dispensando qualquer atendimento presencial. Assim, registrando um tempo médio de nove horas para se formalizar um negócio, a segunda mais rápida do Brasil. Além disso, a Juceb já estuda o uso de inteligência artificial na análise e julgamento de processos, inovação com potencial para mudar significativamente o registro de empresas como conhecemos hoje. Assim, com a perspectiva de implantação para o primeiro trimestre de 2024.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.