Neste domingo (14), às 10h, a oftalmologista Dra. Juliana Ávila fará uma live em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes em seu perfil do Instagram. Para a ocasião, ela convidou a também oftalmologista Dra. Francyne Veiga Cyrino para orientar e conscientizar os portadores da doença. Ambas são especialistas em retina e vítreo.
“Friso muito com meus pacientes que o diabetes não é só uma doença que ataca um determinado setor, não ataca só o olho, a retina. Ela é uma doença que ataca tudo, vasos, nervos, altera todo o metabolismo do paciente. As pessoas tem que dar muita atenção a essas doenças, que, além de serem muito perigosas, são doenças silenciosas que precisam ter um acompanhamento adequado e que, às vezes, por uma série de questões, o paciente acaba deixando de se cuidar”, explicou a Dra. Juliana.
Sobre a live do dia 14, ela aponta: “Trazendo para nossa área (oftalmologia), o diabete causa a retinopatia diabética, que é uma disfunção da retina, uma patologia, onde o não controle da glicemia faz com que novos vasos, chamados neovasos, vão crescendo nessa retina do paciente diabético e esse excesso de líquido às vezes pode dar edema macular diabético, sangramento, pode causar trações, pode levar ao deslocamento de retina, hemorragia vítrea. São casos muito complicados de serem resolvidos e podem ser prevenidos com um bom controle metabólico do paciente e com alguns exames que podem ser feito de rotina, como uma fundoscopia, por exemplo, ou um mapeamento de retina”.