Baía de Todos os Santos.
Baía de Todos os Santos. Foto: Fernando Antonio.

Nesta quinta-feira (31), foi realizado o seminário ‘A Baía de Todos Nós’, promovido pela Fundação Vovó do Mangue em parceria com a Prefeitura de Salvador. O encontro ocorreu no Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador, e faz parte da programação do Kirimurê – Baía de Todos Nós. Na ocasião, especialistas e autoridades foram chamados para discutir sobre a importância cultural, ambiental e econômica da região.

O evento leva o nome original da região, Kirimurê, que significa “grande mar interior”, e foi denominada pelos tupinambás que viviam na região. Em comemoração aos 523 anos da Baía de Todos-os-Santos, o objetivo é oferecer ações e atividades que dêem destaque à relevância da região para a história e a obrigação coletiva de preservá-la.

O evento recebeu 12 palestrantes de diversas áreas do conhecimento para debater o tema central. “Estamos aqui falando da importância da Baía de Todos-os-Santos para Salvador, para a economia e para o turismo local. Este é um patrimônio cultural e ambiental que precisa ser valorizado e protegido, pois contém uma diversidade única, com várias espécies da fauna e flora que são essenciais para o ecossistema”, afirmou o secretário de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler, que participou das palestras.

A ação contou com a participação da Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM), por meio do Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA). O seminário, aberto ao público, contou com cerca de 60 pessoas. A programação do evento Kirimurê se encerra no dia do aniversário da baía, nesta sexta-feira (1), com apresentações de grupos culturais da região na Praça Maria Felipa, às 10h, no bairro do Comércio.

Baía de Todos-os-Santos. Foto: Reprodução.
Baía de Todos-os-Santos. Foto: Reprodução.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, FacebookInstagram, LinkedIn e Spotify