Exames no Lacen-BA. Foto: Fernando Vivas.

A Bahia já realizou mais de 1 milhão de testes RT-PCR, para detecção de Coronavírus, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen-BA), unidade da Secretaria da Saúde do Estado. O número foi ultrapassado cerca de 13 meses após o registro do primeiro caso positivo de Covid-19, em 06 de março de 2020.

Arabela Leal, diretora do Lacen-BA, detalha que foram comprados extratores, pipetadores, amplificadores, termocicladores, insumos, além de um sequenciador, para realizar o sequenciamento genético do vírus. Também foi realizada a contratação de pessoal para ampliação do serviço e a unidade passou a funcionar 24h, 07 dias por semana.

“O Lacen-BA mudou toda a sua logística de trabalho. Tivemos que nos adaptar completamente às novas rotinas e temos feito isso diariamente, já que estamos trabalhando por demanda espontânea. É interessante observar como comparativo que, no ano de 2019 inteiro, realizamos um total de 27 mil exames de biologia molecular, somando todos os agravos, como vírus respiratórios e arboviroses”, disse.