Hanbit-Nano. Foto: MCTI

O lançamento do foguete Hanbit-Nano, da empresa sul-coreana Innospace, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, foi adiado das 15h45 para as 22h desta segunda-feira (22). A data marca o último dia da janela de lançamento, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), responsável por coordenar a operação.

De acordo com a Innospace, a mudança de horário ocorreu por causa das condições meteorológicas. “Caso as operações seguissem conforme o horário originalmente planejado, haveria uma alta probabilidade de o veículo de lançamento ficar exposto à chuva durante o abastecimento de propelente”, informou a empresa, em nota oficial.

Este será o primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território brasileiro. Inicialmente previsto para a quarta-feira (17), o procedimento já havia sido adiado após a identificação de uma anomalia no sistema de refrigeração do oxidante do combustível. Na sexta-feira (19), uma nova tentativa foi interrompida devido ao funcionamento anormal de uma válvula de ventilação do tanque de metano líquido do segundo estágio.

No início da tarde desta segunda-feira, a FAB informou que a sequência de testes foi retomada. O Hanbit-Nano tem 21,8 metros de comprimento, 1,4 metro de diâmetro e pesa cerca de 20 toneladas, levando oito cargas úteis à órbita baixa da Terra, a aproximadamente 300 quilômetros de altitude. A operação será transmitida ao vivo pelo canal oficial da Innospace.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, e Spotify