A cantora baiana Larissa Luz lançou o seu primeiro single no ano de 2021. A música, intitulada ‘Cante para chamar’ chegou às plataformas digitais na última terça-feira (6). Com uma musicalidade rítmica aflorada, a artista traz nos versos da canção toda a sua fé espiritual na cultura afro-baiana. A letra foi escrita por Larissa Luz durante o isolamento ocasionado pela pandemia do novo coronavírus e, por isso, pode ser vista como um canto de força. “Em meio à pandemia, vivi processos íntimos e internos bem intensos e profundos. Me encarar de frente e me perceber de várias formas inéditas me fez amadurecer em diversos aspectos. A fé foi minha aliada nessa jornada”, disse a artista em entrevista concedida à revista Vogue.
A canção também soa como um grito contra a visão preconceituosa consolidada por muitos a respeito das religiões de matriz africana. “O povo preto vem sendo agredido violentamente, culturalmente, fisicamente, apenas por ser, há muito tempo. Usar a minha arte como veículo para falar dessa minha conexão e da descoberta diária desse mundo ancestral, com muito respeito e cuidado, se torna também uma forma de quebrar barreiras que só nos machucam” completou.
O single foi musicado e incrementado pela orquestra baiana Rumpilezzinho, que com os arranjos de metais e de percussão deram um tom ainda mais imponente para a canção. “Quando ouvi, me emocionei pensando na Bahia e nos seus talentos, nos caminhos desses jovens cheios de ideias e virtuosismo, em como essa ligação com a fé e com a nossa história faz tudo ser ainda mais forte! Nesse momento, pensei: esse som poderia virar imagens dentro desse contexto de produção caseira íntima, verdadeira e profunda.