Na madrugada do último sábado (13), para o domingo (14), aconteceu a 43º Noite da Beleza Negra, uma realização do Bloco Ilê Aiyê, na Senzala do Barro Preto. Na ocasião, escolheram a nova Deusa do Ébano 2024: Larissa Valéria, moradora do Curuzu, em Salvador, de 29 anos. Esse ano, o Ilê comemora 50 anos de história. Com isso, Larissa falou um pouco do significado de representar o bloco justamente no seu cinquentenário. “Meu pai era músico do Ilê, minha mãe associada, e eles se conheceram dentro do bloco, então eu me sinto filha dessa potência que é o Ilê, e tenho noção da responsabilidade de assumir os 50 anos. Eu sempre digo que ser a Deusa do Ébano é realizar também o sonho de uma outra mulher negra, é realizar o sonho de uma criança que se vê, ao ver você dançar”, afirma.
Larissa estudou na Band’Erê dos 7 aos 15 anos, onde aprendeu dança afro, canto e percussão e formou sua identidade de mulher preta. Além disso, a nova rainha revela que o legado do bloco influenciou sua escolha profissional, de trabalhar cuidando da beleza de mulheres pretas. De início, levava seu serviço aos domicílio, para cuidar das tranças e cabelos de mulheres que não conseguiam ir para um salão de beleza por ter filhos pequenos. Atualmente, ela possui o espaço “Aconchego da Preta Hair”, na Rua Direta do Curuzu. Larissa conta que nunca pensou em desistir, sempre manteve o foco, e aproveitou para encorajar as futuras candidatas. “Dancei até os nove meses de gravidez, voltei a dançar com um mês e meio de meu filho nascido. Esse foi o meu terceiro ano seguido de concurso, não teve desistência. Então, não desista. Se é o seu sonho, se é a sua realização, se é a sua meta, se é uma referência, persista e consiga”, declara.
Por fim, junto com a rainha, também aconteceu as eleições para princesas do Ilê Aiyê. Assim, ficou em segundo lugar, a dançarina e comunicadora, Lorena Bispo, de 21 anos; e em terceiro, a professora Caroline Xavier, de 25 anos.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.