Lázaro Ramos dirigindo Medida Provisória. Foto: Reprodução.

“Medida Provisória”, o primeiro filme dirigido pelo baiano Lázaro Ramos, e considerado pelo Pan African Film Festival o melhor filme brasileiro desde Cidade de Deus, foi exibido no tradicional festival americano SXSW – o South by Southwest. Ano passado o longa-metragem estreou em um festival russo e no Indie Memphis Film Festival, no qual levou o prêmio de Melhor Roteiro.

“Estamos há 08 anos trabalhando no filme e eu queria fazer o circuito que todos os meus amigos cineastas fizeram: ir para os eventos, fazer entrevistas no tapete, participar de painéis, ir para as festas. Isso está muito no meu imaginário de cineasta”, disse Lázaro em entrevista ao Meio e Mensagem.

No entanto, também afirmou que a participação em festivais virtuais tem repercutido positivamente. Segundo ele, o número de críticas e entrevistas tem sido maior do que a expectativa caso a apresentação do filme ocorresse presencialmente. O filme já soma 22 críticas e 34 entrevistas para jornalistas nos Estados Unidos. “Medida Provisória” tem produção da Lereby, Lata Filmes e coprodução Globo Filmes e Melanina Acentuada.