Lázaro Ramos. Foto: Reprodução/Instagram

Nesta terça-feira (05), o ator e diretor baiano Lázaro Ramos deu início a um novo projeto em celebração ao mês de novembro, que é dedicado à Consciência Negra. Nas redes sociais, o também escritor vai homenagear personalidades negras do Brasil, visando valorizar a cultura afro-brasileira. Durante o mês, semanalmente, Lázaro vai destacar nomes que deixaram, e deixam, um legado na cultura. “Novembro chegou, e com ele vem a celebração, a conscientização e o lembrete constante de que a luta antirracista deve ecoar todos os dias do ano”, disse.

No primeiro episódio, o ator celebrou a ícones masculinos da música brasileira. O primeiro nome foi o do músico, ator e apresentador Tony Tornado, que foi o pioneiro da Soul Music no país. “Dono de uma presença e estilo únicos nos palcos e nas telas. Uma lenda da nossa cultura”, disse Lázaro. Em seguida, foi a vez do grupo Os Tincoãs, importante trio da MPB que misturava samba e candomblé, além de trazer ritmos e harmonias africanas.

Sendo um novo nome na cena, o grupo Os Garotin também foi homenageado pelo diretor baiano, que destacou os hits e produções musicais. Com seu soul e samba, o cantor Cassiano também foi lembrado por Lázaro por sua sonoridade sensível e sofisticada. Para fechar a lista, ele trouxe o cantor e compositor Wilson Simonal, um dos maiores nomes da música dos anos 1960.

A iniciativa também contou com a participação dos seguidores de Lázaro, nos comentários da publicação, que trouxeram mais personalidades negras da música. Dentre elas, apareceram: Seu Jorge, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Zé Keti, Jorge Ben Jor, Clementina de Jesus, Margareth Menezes, Djavan, dentre outros.

Lazaro-Ramos-Anota-Bahia
Lázaro Ramos. Foto: Pedro Napolinário.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify