Os 40 anos de carreira musical, artística e política do canto e compositor baiano Lazzo Matumbi serão celebrados com o lançamento do seu nono disco. Intitulado “ÀJÒ” o álbum estará disponível nas plataformas digitais a parir do dia 30 de julho. No dia seguinte, o cantor conduzirá uma live junto com o músico Felipe Guedes. Além disso, está previsto também para o mês de julho o lançamento de um videoclipe para a música “14 de Maio”, composta em parceria com o saudoso professor Jorge Portugal. A canção faz uma alusão crítica ao dia posterior da “alforria” dos negros no Brasil.
“Esse é um disco de resgate dos meus 40 anos de caminhada, onde trago as experiências vividas, reflexões e acolhimentos adquirido ao longo da minha trajetória. Através da minha Ancestralidade chego aos dias de hoje, agasalhado pela música com o mesmo carinho, respeito e tranquilidade para preparar um material livre das exigências mercadológicas. Trago nesse disco, desde a primeira música gravada, no início da minha carreira, até as mais novas inspirações construídas no leito do meu silêncio, a sós ou em parcerias com novos e antigos amigos”, explicou Lazzo Matumbi.
Àjò é um termo que tem origem do yorubá, cuja tradução para algumas etnias africanas significa “jornada”. No Brasil Àjò adquiriu um significado que é diferente da Nigéria, que para a comunidade negra e para a luta antirracista se traduziu como união.