Com aprovação do prefeito Bruno Reis e publicação no Diário Oficial do Município, ocorrida na última terça-feira (19), os estabelecimentos da capital baiana estão proibidos de fornecer canudos plásticos para seus clientes. A medida visa implementar soluções sustentáveis e procurando diminuir o lixo gerado por resíduos deste tipo. No ano passado, uma lei vetando a distribuição de sacos plásticos não recicláveis foi sancionada em Salvador.
Os estabelecimentos deverão substituir os canudos de plástico por outros itens de materiais recicláveis, comestíveis ou biodegradáveis. Restaurantes, bares, lanchonetes e outros espaços terão o prazo de um ano e meio para se adequar totalmente a nova lei, criada pelo vereador André Fraga (PV) e aprovada pela Câmara Municipal no ano passado.
O não cumprimento da lei poderá acarretar penalidades para os donos de estabelecimentos, incluindo advertência, multa de R$8 mil e, até mesmo, o fechamento do espaço.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify