Acontece nesta quinta-feira (04) o leilão do 5G, a nova tecnologia de conectividade móvel, que permitirá, dentre outras coisas, uma conexão de internet de alta velocidade. O evento é organizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a solenidade de abertura se iniciou por volta das 10h. A expectativa é de movimentar cerca de R$50 bilhões.
O novo parâmetro de conexão impulsionará, por exemplo, o desenvolvimento de novas tecnologias, como a automação de veículos. O leilão acontece no auditório da Anatel, em Brasília, e pode se estender até a próxima sexta (05). Ao todo, 15 empresas estão registradas no processo, porém, apenas cinco já atuam na área no Brasil, são elas: Vivo, Claro, Tim, Algar Telecom e Sercomtel. Quatro faixas de frequência serão ofertadas.
O evento contará com a presença do ministro das Comunicações, Fábio Faria, e do presidente da Anatel, Leonardo de Morais. Além disso, de acordo com a agência, está prevista a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro.