Leonardo Dell’Oso. Foto: César Vilas Boas

Na última terça-feira (30), aconteceu o Conexão Governança Bahia, promovido pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), no Espaço Mario Cravo, no Edifício Casa do Comércio, em Salvador. Na ocasião, Leonardo Dell’Oso, sócio e líder de fusões e aquisições da PwC Brasil, realizou uma palestra sobre o “Impacto da governança na avaliação de investimentos”. O evento reuniu empresários, investidores, consultores, executivos C-level, membros de empresas familiares, conselheiros, membros de comitês e outros stakeholders envolvidos com a governança corporativa.

Em sua fala, ele destacou a importância da governança corporativa nos processos de fusões e aquisições (M&As) e detalhou as quatro principais formas de captação de recursos: fusões e aquisições, dívida bancária, capital próprio dos sócios e abertura de capital (IPO). Além disso, comentou que, apesar das justificativas específicas para cada abordagem, o objetivo central é sempre a criação de valor para todos os envolvidos.

“O propósito desses processos muitas vezes é identificado por razões como eliminar concorrentes, entrar em novos mercados, adquirir novas tecnologias ou expandir o portfólio de produtos. No entanto, o verdadeiro objetivo é sempre a criação de valor”, ressaltou.

Dell’Oso também abordou o tempo ideal para processos de M&A, os principais obstáculos que podem inviabilizar um acordo e as melhores práticas para empresas que vendem com cláusulas de earn-out. No encontro, marcaram presença Luciano Sampaio, sócio da PwC e líder das operações no Nordeste. Os executivos do IBGC: Valeria Café, diretora geral; Marcos Sampaio, coordenador geral do Núcleo Bahia; e Lucas Legnare, diretor de expansão e parcerias, também estavam presentes.

Conexão Governança Bahia. Foto: Divulgação

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle Notícias,  Twitter,  FacebookInstagramLinkedIn e Spotify