No último dia 7 de agosto, o ator e pesquisador catarinense Leonel Henckes lançou o livro “O Ator da Organicidade e a Cena Contemporânea”, pela Edições Cândido. A obra consiste em sua tese de doutorado, defendida em 2015 no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, cujo conteúdo foi revisto e atualizado para a publicação. Quem assinou o prefácio foi o diretor teatral e professor doutor Luiz Marfuz. Já a orelha foi escrita pela professora doutora Tatiana Motta Lima.
O livro toma a noção de organicidade como uma diretriz ética e poética que atravessa o século XX no ocidente e estuda o processo criativo do ator tendo como ponto de partida a noção de contato na obra do encenador polonês Jerzy Grotowski. Além de um percurso teórico, o leitor encontrará relatos vivos de experiências em processos criativos de espetáculos no Brasil e no exterior.
“O que me fascina na arte da atuação, para além do espetáculo, é a possibilidade de desbravar minha própria humanidade e a do outro. Gosto de metáforas como viagem e jornada para descrever esse processo ininterrupto e infinito de autoconhecimento, experimentação e descobertas. Nesse livro, busquei construir uma estrutura na qual eu pudesse revelar os bastidores do processo não apenas da sala de ensaios, mas, do confronto com rastros de uma poética em processo de feitura”, diz Leonel.