
Neste próximo sábado (9), a JAM no MAM inicia as comemorações pelos seus 26 anos de história e homenageará o maestro Letieres Leite, in memoriam. A noite marca a entrega da placa “Praça Maestro Letieres dos Santos Leite”, nome que, desde maio de 2024, identifica a área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), em Salvador.
A programação contará com apresentação de abertura da Orkestra Rumpilezz, grupo criado pelo próprio Letieres, seguida da tradicional jam session comandada pela banda Geleia Solar. Letieres é um dos artistas mais influentes da música instrumental baiana. Em 2006, criou a Rumpilezz que rompe fronteiras entre tradição e modernidade.
Com uma formação de 18 músicos para esta apresentação, a Rumpilezz vai interpretar temas autorais do maestro Letieres Leite e arranjos feitos por ele de canções de outros artistas, como Dorival Caymmi e Moacir Santos. A ideia é passear pelo amplo repertório da Orkestra ao longo desses quase 20 anos, trazendo para o público um pouco de cada projeto. Os ingressos estarão disponíveis a partir desta terça (5), pela plataforma Ingresse.
“Nomear o espaço da JAM no MAM de Praça Maestro Letieres Leite é eternizar seu espírito livre, sua musicalidade e sua contribuição pra cena que se formou aqui. É também honrar a liberdade que guia a improvisação, através da homenagem ao maestro que dança. Viva Letieres Leite!”, comentou Guiga Scott, músico da Orkestra Rumpilezz.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify