Um levantamento inédito da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade de São Paulo (USP) apontou que apenas 12% das pessoas adultas no Brasil se declaram como assexuais, lésbicas, gays, bissexuais ou transgênero (ALGBT). Esse percentual corresponde a 19 milhões de brasileiros.
A pesquisa, publicada na revista científica Nature Scientific Reports, mapeou a diversidade sexual e de gênero pela primeira vez em um país latino-americano. Em vez da autodeclaração, o levantamento realizou perguntas objetivas em um sistema semelhante ao das pesquisas eleitorais. Não foram pesquisados dados sobre aspectos de identidade de gênero, o que envolve categorias como pessoas trans e não-binárias.
“Se eu chegasse pra uma pessoa e perguntasse assim: ‘Você é homossexual? Dentre as [opções] abaixo: homossexual, hetero ou bi’. Talvez pudesse provocar muito constrangimento dependendo da maneira como é conduzida a pergunta. Ou mesmo a pessoa não saber o que responder. Outra maneira de se indagar isso é: ‘Você tem atração física, romântica e sexual por pessoas do mesmo gênero que o seu? Ou somente por pessoas do mesmo gênero?’”, explicou o psiquiatra Giancarlo Spizzirri, da Faculdade de Medicina da USP e principal autor do artigo.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.