Ricardo Lewandowski. Foto: Reprodução.
Ricardo Lewandowski. Foto: Reprodução.

O ministro Ricardo Lewandowski deixa, nesta terça-feira (11), seu cargo no Supremo Tribunal Federal (STF), antecipando em um mês sua aposentadoria. Agora, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve indicar um novo nome para a cadeira do ministro.

O sucessor do ministro deve herdar um acervo de 780 processos deixados por Lewandowski, que completa 75 anos no dia 11 de maio, quando seria aposentado compulsoriamente. Ao anunciar sua aposentadoria, o ministro afirmou que não fez indicações para o cargo a Lula, que não tem prazo para tomar a decisão.

O presidente da república viaja hoje (11) para a China e vai retornar no domingo (16). Em reunião com a imprensa na última semana, Lula garantiu não ter pressa para fazer a indicação. “A escolha do substituto dele [Lewandowski] será feita por mim no momento que eu achar que tenha que fazer“, afirmou. Até o momento, o único nome citado publicamente pelo presidente foi o do advogado Cristiano Zanin, que o defendeu nos processos da Operação Lava Jato.

Cristiano Zanin. Foto: Reprodução.
Cristiano Zanin. Foto: Reprodução.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.