No último domingo (05), o governador do estado Jerônimo Rodrigues assinou, na data que celebrou o Dia Nacional da Cultura, a aprovação da licitação para a reforma das estruturas do prédio principal do Teatro Castro Alves. As obras de requalificação estão sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia e o objetivo é fazer alterações na Sala Principal, além de realizar manutenção na fachada, cobertura e outros espaços do local. O investimento direcionado para essa etapa será de R$151 milhões.
A assinatura da licitação para a requalificação do prédio principal foi realizada em pouco mais de nove meses após o incêndio acontecido no final do mês de janeiro. Desde então, a Sala Principal do TCA está inativa. Esta será a terceira etapa do projeto de modernização do complexo, sendo a primeira finalizada em 2016, na Concha Acústica, e a Sala do Coro sofreu intervenções em 2018.
Em reportagem de Milena Fahel, Moacyr Gramacho, diretor-geral do TCA, explica a necessidade da reforma e menciona alguns ajustes a serem feitos: “Um dos focos será a performance acústica [do teatro] para escuta de sala sinfônica. Nos últimos anos, o público aprimorou sua audição e isso exige que os espaços tenham uma grande requalificação. Então, a gente vai mexer na acústica, fazendo uma blindagem para reduzir os ruídos externos”.
No evento de assinatura da licitação, Jerônimo Rodrigues mencionou a importância do teatro e sua reforma para a população baiana: “É um espaço que fortalece a cultura e a economia de Salvador, da Bahia e do Brasil. Aqui tem equipamentos dentro do teatro que funcionam permanentemente na formação, por exemplo, de profissionais na área de roupa, calçados, arte, pintura, encenação, iluminação. Portanto, é uma devolução daquilo que a Bahia merece”.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.