Maria Corina Machado Foto: REUTERS/Maxwell Briceno

A engenheira venezuelana María Corina Machado, de 58 anos, recebeu nesta sexta-feira (10) o Prêmio Nobel da Paz de 2025, concedido pelo Comitê Norueguês do Nobel, em cerimônia realizada em Oslo, na Noruega. O prêmio reconhece sua “luta incansável pela democracia e pelos direitos humanos na Venezuela”, segundo o comunicado oficial.

Machado foi escolhida “por promover direitos democráticos e buscar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”. O comitê destacou ainda que ela ajudou a “manter a chama da democracia acesa em meio a uma escuridão crescente”.

Nascida em Caracas, em 1967, Machado é formada em Engenharia Industrial pela Universidade Católica Andrés Bello e tem especialização em Finanças. Em 2002, fundou a organização civil Súmate, dedicada à promoção de eleições livres. Dois anos depois, liderou a coleta de assinaturas para o referendo revogatório de 2004 contra o então presidente Hugo Chávez, o que a projetou nacionalmente e a colocou sob forte perseguição política.

O Prêmio Nobel da Paz, avaliado em 11 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 1,2 milhão), será entregue oficialmente em 10 de dezembro, data que marca o aniversário da morte de Alfred Nobel, criador da premiação.

Prêmio Nobel da Paz
Prêmio Nobel da Paz. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify