O lançamento do livro “Iconografia baiana na Coleção Flávia e Frank Abubakir” pela Editora Capivara, acontecerá no dia 10 de dezembro, no Hotel Fasano Salvador. Com organização de Pedro Corrêa do Lago, a obra contém um acervo inédito sobre a Bahia entre os séculos 17 e 19. A coleção possui 269 imagens e reúne raros e importantes óleos, uma longa série de aquarelas, sketchbooks, gravuras, livros ilustrados, e alguns dos primeiros mapas do Brasil.
Um dos itens da coleção é o mapa de Salvador de 1624, elaborado pelo engenheiro Joos Cocke durante a invasão holandesa, o mapa mais antigo da capital baiana. O acervo faz parte do Instituto Flávia Abubakir, que contempla três décadas de coleção, com mais de 50 mil itens.
Os avós de Frank, Maria Cecília e Paulo Geyer, foram colecionadores notáveis. Para o empresário, a construção de uma coleção é como montar um quebra-cabeças, com as peças que se complementam e modificam. A conexão com a Bahia é atribuída a seu outro avô, Frank Abubakir, que também teve influência na prática de colecionar.
Os textos são de autoria de sete historiadores, professores e arquitetos. Cada uma das seções do livro possui textos do professor, historiador, consultor, mestre e doutor em História pela Universidade Federal da Bahia, Daniel Rebouças. “Essa é uma obra de grande peso, um marco para a iconografia sobre a Bahia e sobre o Brasil de modo geral”, afirma Daniel.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify