Gilberto Gil e Ana Oliveira. Foto: Reprodução.

O álbum “Expresso 2222”, de Gilberto Gil, está entre os mais importantes da MPB e naturalmente suas canções ganharam, ao longo de cinco décadas, diferentes interpretações nas vozes de vários cantores. Tal reverência sempre se manteve no campo musical até a conclusão do livro-objeto “Expresso 2222”, de Ana Oliveira, que será lançado no dia 16 de fevereiro, quando começa o Carnaval de Salvador, às 15h, no Edifício Oceania.

O livro será uma das atrações do tradicional evento que anuncia a programação do Camarote Expresso 2222 – de Flora e Gilberto Gil. A publicação concebida por Ana Oliveira traz releituras das músicas em textos, pinturas, entre outras manifestações artísticas, a partir do olhar de intelectuais, jornalistas e artistas. Cada um dos convidados interpreta, faixa a faixa, o álbum do músico baiano.

Hermano Vianna, Fernanda Torres, Micheliny Verunschk, Patricia Palumbo, Moreno Veloso, Cláudio Leal, Arnaldo Antunes, Lorena Calábria e Mila Burns desvendam a história por trás de cada canção, enquanto Renata Felinto, Regina Silveira, assume vivid astro focus (avaf), Patricia Palumbo, Nino Cais, André Vallias, Vânia Mignone, Arnaldo Antunes, Muti Randolph, Marcela Cantuária e Merepe colaboram com obras visuais.

A publicação ainda conta com uma vasta e meticulosa pesquisa, que combina levantamentos em arquivos públicos e privados, notícias de imprensa, depoimentos e curiosidades que vão da partida de Gil para a Europa, em 1969, até o início da circulação do álbum Expresso 2222 no Brasil, com suas potentes reverberações.

Capa do livro “Expresso 2222”. Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.