O sucesso literário escrito pelo escritor baiano Itamar Vieira Jr., “Torto Arado” vai ser adaptado aos palcos, ganhando vida com um musical de duas horas de duração e dividido em dois atos. Com cerca de 850 mil exemplares vendidos, o livro já conta com tradução para 24 idiomas e arrematou prêmios nacionais e internacionais. A estreia está prevista para 13 de setembro deste ano no Teatro Casa do Comercio, em Salvador.
Em entrevista exclusiva ao Jornal A TARDE, o diretor responsável pela produção, Elisio Lopes Jr., conta que a narrativa do livro possibilita a criação de vários espetáculos a partir de leituras com pontos de vista variados. Na adaptação, além das irmãs Belonísia e Bibiana, a obra vai ganhar a terceira protagonista: Donana. “A gente conta a história dessa avó e dessas netas como um exemplo de ancestralidade, de como o vivido antes interfere e influencia o que vai ser vivido pelos descendentes”, revelou.
Torto Arado aborda questões complexas como racismo, disputa de terra e escravidão moderna, mas também o universo da fé, magia, poesia e beleza do Jarê. Com isso, Elisio busca achar uma relação entre os dois universos. “A gente tá construindo um espetáculo de realismo fantástico que respeita o sincrestismo do Jarê e o universo dessas pessoas dentro dessa fazenda. Então, é muito importante a crença nos encantados. É como se fossem dois universos que convivem paralelos, todo o tempo”, explicou.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify