A partir deste sábado (06), o compositor e multi-instrumentista Luciano Calazans vai dar início a uma turnê em comemoração aos 50 anos de vida, completados em janeiro deste ano. No dia 06 de julho, o também maestro, realizará uma masterclass em Conceição do Coité sobre relatos e histórias em 37 anos de experiência profissional, passando pela história do contrabaixo elétrico e sua importância na música. O encontro vai acontecer no Teatro Santo Antônio.
Já nos dias 11 e 12 de julho, Calazans vai estar no Projeto Tamar, na Praia do Forte, onde foi diretor musical por mais de 10 anos, para ministrar uma masterclass e, no segundo dia, apresentar o projeto com entrada solidária de duas latas de leite em pó, em prol ao Hospital Martagão Gesteira, na capital baiana.
A turnê “Luciano Calazans 50 anos” não se limitará somente à Bahia, pois no dia 20 de julho o projeto vai até Fortaleza, no Ceará, para dois compromissos no mesmo dia. De início, Calazans realizará uma masterclass na Galeria Letícia Parente, no Teatro Centro Cultural Banco do Nordeste. Em seguida, ele vai subir no palco principal do teatro para a apresentação do show em celebração aos seus 50 anos, com a participação da renomada Orquestra Eliazar de Carvalho.
De volta à Salvador, no dia 31 de julho, o multi-instrumentista se apresentará na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, acompanhado de seu Bando do Maestro, formado por bateria, guitarra e 3 sopros. Por fim, no dia 19 de agosto, às 11h, o maestro entrega os alimentos doados durante a turnê ao se apresentar para os pacientes da instituição, com a participação do Coral Vozes da Vida, projeto do maestro formado por ex-pacientes do Hospital Martagão Gesteira.
Segundo Calazans, a turnê é por si só um sonho a ser realizado. “Quando digo isso, digo como uma reflexão do que fui, do que sou e do que, eternamente, almejarei ser: um ser humano melhor. Penso que, após termos saído incólumes do verdadeiro flagelo que foi a pandemia, se pensarmos bem, todos os dias são de celebração. Todos os dias são ‘aniversários’ a serem vividos em sua plenitude”, explica o maestro. O repertório das apresentações contarão apenas com músicas autorais, incluindo inéditas.
Vale ressaltar, que todas as apresentações serão gratuitas, onde será pedido apenas a entrega duas latas de leite em pó para ajudar os hospitais locais. Além disso, pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) terão entrada liberada independente das doações, e as ações presenciais terão tradutores de libras e acessibilidade completa para portadores de deficiência.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify