
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira (9), a criação de uma universidade federal em Santo Amaro, no Recôncavo da Bahia. A instituição levará o nome de Universidade Dona Canô, em homenagem à matriarca da família Veloso, símbolo da cultura baiana e mãe dos artistas Caetano Veloso e Maria Bethânia.
O anúncio foi feito durante a inauguração da fábrica da montadora chinesa BYD, em Camaçari. “Logo a gente vai fazer uma faculdade em Santo Amaro, que vai se chamar Universidade Dona Canô, para homenagear a Bahia”, afirmou Lula durante o discurso.
Além da nova universidade, o presidente também disse que pretende realizar a revitalização de um rio em Santo Amaro, uma antiga reivindicação de Dona Canô, embora não tenha especificado qual curso d’água será alvo das intervenções ambientais.
Natural de Santo Amaro, Claudionor Viana Teles Velloso, conhecida como Dona Canô, tornou-se referência de sabedoria, generosidade e engajamento comunitário. Faleceu em 2012, aos 105 anos. Sua casa, na cidade, permanece aberta a visitantes e é ponto de memória da cultura popular baiana.
Figura de destaque nas causas sociais e religiosas locais, Dona Canô atuou em iniciativas como a reforma da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação e inspirou diversas obras literárias, entre elas “Canô Velloso. Lembranças do Saber Viver” e “O sal é um dom: Receitas de Dona Canô”.
O anúncio presidencial ocorre poucos dias após Lula ter assistido, no último sábado (4), ao show de Maria Bethânia, em São Paulo. Ao final da apresentação, a cantora mencionou a presença do presidente e da primeira-dama Janja entre os convidados.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify