Nesta sexta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu no Palácio do Planalto com os prefeitos Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, e Rodrigo Neves, de Niterói. Na ocasião, Lula expressou o apoio do governo federal à candidatura conjunta das duas cidades para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. No documento entregue aos prefeitos, o presidente se compromete a garantir os recursos e estruturas para realização dos jogos.
“Com muita alegria e orgulho, represento 212,6 milhões de brasileiros, e, neste momento, juntamente com o governo do estado do Rio de Janeiro, a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, a prefeitura da cidade de Niterói e o Comitê Olímpico do Brasil, dirijo-me ao senhor com grande entusiasmo para ratificar a candidatura conjunta das cidades de Rio de Janeiro e Niterói em suas pretensões de ser a sede dos XXI Jogos Pan-Americanos, em 2031″, diz a carta, endereçada a Neven Iván Ilic Álvarez, presidente da Panam Sports, entidade organizadora do evento.
O Rio de Janeiro tem experiência com grandes eventos esportivos e foi sede do Pan em 2007 e a primeira cidade sul-americana a sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, em 2016. “Já tem quase 80% da infraestrutura pronta para realizar os Jogos Pan-Americanos no Rio e Niterói, e também a importância de fazer esse evento conjuntamente porque isso reflete uma tendência dos eventos esportivos internacionais, torna os eventos mais sustentáveis, na medida que tem duas cidades dividindo os custos da realização dos eventos”, afirmou Rodrigo Neves em entrevista à imprensa após a reunião.
A próxima etapa será em 29 de janeiro, quando os organizadores da candidatura conjunta devem apresentar sua proposta ao colégio eleitoral do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Se aprovada, o COB oficializará a candidatura do Brasil à Panam Sports, responsável pelos Jogos Pan-Americanos, que escolherá a sede em agosto. Até o momento, Assunção, capital do Paraguai, é a única cidade que oficializou sua candidatura.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify