
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (27) que viajará aos Estados Unidos no início de março para um encontro bilateral com o presidente Donald Trump, na Casa Branca, em Washington. A declaração foi feita na chegada de Lula ao Panamá, onde participa como convidado do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe. A confirmação da viagem segue conversa por telefone entre os dois chefes de Estado na segunda-feira.
Lula destacou que considera importante a conversa “olhando no olho” para tratar da relação entre Brasil e Estados Unidos e reforçar temas de interesse comum. Segundo a agenda divulgada, além da reunião com Trump, a visita faz parte de uma série de contatos diplomáticos do presidente brasileiro no exterior.
A ligação por telefone entre Lula e Trump durou cerca de 50 minutos, segundo nota oficial divulgada pelo governo brasileiro, e abordou questões como a situação na Venezuela, cooperação contra o crime organizado e propostas conjuntas de paz. A definição da data exata da viagem em março será comunicada em momento oportuno pelos órgãos responsáveis.
A expectativa do governo brasileiro é que o encontro contribua para fortalecer o diálogo político e econômico entre os dois países, em um contexto de relações bilaterais que têm incluído discussões sobre comércio e agendas multilaterais. A visita ocorre em meio a outros compromissos internacionais de Lula previstos para os próximos meses.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify