Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta sexta-feira (1), que a vitória da democrata Kamala Harris nas eleições para presidência dos Estados Unidos (EUA) é a melhor opção para fortalecer a democracia no país. As eleições na potência norte-americana acontecerão nesta terça-feira (5), em uma disputa acirrada entre a atual vice de Joe Biden e o ex-presidente Donald Trump.

“A democracia, para mim, é o espelho fiel de um sistema político que permite os contrários, permite os antagônicos, a disputa civilizada entre a humanidade na discussão de ideias. Então, eu acho que a Kamala Harris ganhando as eleições é muito mais seguro de a gente fortalecer a democracia nos EUA. É muito mais seguro. Nós vimos o que foi o presidente Trump no final do seu mandato, fazendo aquele ataque ao Capitólio. Uma coisa que era impensável de acontecer nos EUA, porque os EUA se apresentavam ao mundo como um modelo de democracia. E esse modelo ruiu”, disse Lula em entrevista ao canal de TV francês TF1.

Ainda durante a entrevista, o presidente falou sobre a Cúpula do G20, que será realizada este mês no Rio de Janeiro, e citou a prioridade da construção de uma articulação mundial de combate à fome, além da criação de imposto sobre detentores de grandes fortunas. Lula também defendeu a necessidade de mudanças profundas em instituições multilaterais, especialmente a Organização das Nações Unidas (ONU).

Ao comentar sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, o presidente ressaltou que o tema não será discutido na Cúpula do G20, e que nenhum dos líderes políticos dos dois países virão ao Brasil para o encontro. Lula sugeriu ainda que os países busquem uma saída negociada: “A Rússia diz que os territórios que eles estão ocupando são russos. A Ucrânia diz que é deles. Mas por quê, em vez de guerra, não faz um referendo para saber com quem o povo quer ficar? Seria muito mais simples, muito mais democrático e muito mais justo. Vamos deixar o povo decidir. Vamos consultar o povo para saber se ele quer”.

Kamala Harris
Kamala Harris. Foto: Ethan Miller/Getty Images

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, FacebookInstagram, LinkedIn e Spotify