Nesta segunda-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou para Dubai, nos Emirados Árabes, para participar da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP 28), que acontece entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro. Além disso, o presidente vai visitar a Arábia Saudita, Catar e Alemanha para temas de interesse do país e busca por investimentos para o Brasil. Junto a Lula, na comitiva presidencial estão vários ministros, incluindo Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e Mauro Vieira, das Relações Exteriores, além da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e convidados. O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, assumirá o comando do país, durante esse período.
A COP 28 deverá fazer um balanço da implementação do Acordo de Paris, estabelecido na COP 21, em 2015. Nesta edição, o Brasil deverá endossar o compromisso de manter o aumento da temperatura média global em 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, além de cobrar recursos para reparação e para uma transição justa para os países em desenvolvimento. Lembrando que em 2023, o Brasil reforçou o objetivo de alcançar emissões líquidas neutras até 2050. Assim, tendo que compensar tudo que emitir com o plantio de florestas e recuperação de biomas ou outras tecnologias. O presidente deve participar da conferência nos dias 1º e 02 de dezembro. A reunião contará com 140 chefes de Estado e de governo.
Nas redes sociais, Lula falou um pouco sobre a programação da série de viagens que vai fazer nesses próximos meses. “A caminho de Riade, capital da Arábia Saudita, para uma série de agendas de interesse nacional. Abertura de mercados e atração de investimentos, principalmente em energia renovável. Depois, iremos para Doha, e teremos a COP 28 nos Emirados Árabes. Muito trabalho para recolocar nosso país no cenário internacional, e atrair investimentos que gerem emprego e desenvolvimento para o Brasil”, escreveu.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook Instagram, LinkedIn e Spotify.