
Em meio as celebrações do 2 de Julho, nesta quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou a importância da data, que valoriza a história do povo baiano e marca a expulsão definitiva dos portugueses do Brasil. Durante entrevista concedida ao Jornal da Manhã, da TV Bahia, o petista afirmou que é fundamental que os brasileiros conheçam a verdadeira do país: “Muitas vezes a história é contada apenas por quem ganha e não é contada por quem lutou, que muitas vezes lutou, perdeu, e é mais importante do que quem ganhou”.
Ainda na conversa, Lula revelou ter iniciado tratativas com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e com cineastas, para formar um plano de incentivos à produção de filmes históricos. “Falei com a ministra Margareth Menezes, já falei com alguns cineastas. Eu estou querendo incentivar a produção de uns 10 filmes históricos do Brasil, para motivar as pessoas saberem a história do país. Dois de Julho é um dia muito importante, porque foi o dia em que os baianos disseram: ‘Dom Pedro já decretou a independência, então podem ir embora’”, declarou o presidente.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify