Durante um evento realizado em Campinas, na última quinta-feira (04), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou um discurso onde mencionou o fato do Brasil possuir “duas independências”, a comemorada nacionalmente em 07 de setembro e a celebração baiana do 02 de julho. Além disso, Lula disse que agora vai “tentar transformar os dois dias em ato oficial da Independência”.
“Tem independência [celebrada em 07 de setembro], que foi o grito do imperador, que a gente nem sabe se deu o grito mesmo, mas está lá. […] Mas nós tivemos a verdadeira independência do Brasil, que foi o resultado final da expulsão dos últimos portugueses, que foi o 2 de Julho em Salvador, na Bahia. Ali, houve luta e houve mulheres heroínas, muitas mulheres que lutaram para garantir a independência”, destacou o presidente, ao falar da Independência do Brasil na Bahia.
As comemorações realizadas em 02 de julho lembram as batalhas travadas em solo baiano, iniciadas em 25 de junho de 1822, quando a população do Recôncavo decidiu apoiar a proclamação de Pedro de Alcântara (Dom Pedro I) como Defensor Perpétuo do Brasil. A celebração no Dia da Independência do Brasil na Bahia também faz reverência a diversos herois e heroínas, como Joana Angélica, Maria Quitéria e Maria Felipa.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify