
A convite do presidente russo Vladimir Putin, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará das celebrações dos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na segunda guerra mundial. Esse é o feriado mais importante da Rússia, que ocorre no dia 09 de maio, com um grandioso desfile cívico-militar em Moscou. A viagem também contará com reuniões bilaterais, entre 08 e 10 de maio. Dando sequência a agenda internacional, Lula vai desembarcar na China no dia 12 de maio, em meio a Cúpula entre China e países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
Durante sua estadia no país asiático, o presidente brasileiro se encontrará com Xi Jinping enquanto a China trava uma guerra comercial com o Estados Unidos. A imposição de tarifas mútuas, em iniciativa de Donald Trump, vem causando sucessivas turbulências nos mercados de ações e alimenta o temor de uma recessão global. A viagem à China será a segunda visita oficial de Lula neste terceiro mandato.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify