
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, na manhã desta quarta-feira (29), com ministros e autoridades federais no Palácio da Alvorada, em Brasília, para discutir os desdobramentos da Operação Contenção, no Rio de Janeiro, que resultou em mais de 130 mortes nos complexos do Alemão e da Penha. A reunião acontece um dia após a ação, considerada a mais letal da história fluminense.
Entre os participantes estão o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça), Rui Costa (Casa Civil), Macaé Evaristo (Direitos Humanos), *lAnielle Franco (Igualdade Racial), entre outros. O encontro busca definir uma resposta coordenada do governo federal e medidas para evitar o agravamento da violência nas comunidades cariocas.
Na terça-feira, o governador Cláudio Castro reconheceu que a operação extrapolou limites e pediu apoio da União. O ministro da Justiça afirmou que não foi informado previamente sobre a ação e agora avalia o envio de forças federais e a transferência de dez detentos ligados ao comando do tráfico para presídios federais.
Especialistas em segurança pública avaliam que a operação não atingiu o objetivo de conter o crime organizado e pode acirrar o clima de tensão na capital fluminense.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, e Spotify