
Nesta sexta-feira (09), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o presidente russo. Vladmir Putin, em Moscow, para estreitar as relações bilaterais com o país e construir uma parceria estratégica. Durante o encontro, os líderes falaram sobre interesses políticos, comerciais, culturais, científicos e tecnológicos, inclusive com a assinatura de atos na área de ciência e tecnologia. Com um fluxo comercial de US$ 12,5 bilhões, o petista reconhece que é uma relação é “deficitária” para o Brasil, mas afirma que o potencial de crescimento o relacionamento entre os países é grande. “Nós temos interesse em discutir a área da defesa, espacial, científica e tecnológica, da educação e a área, sobretudo, da questão energética”, disse Lula, que se mostrou interessado na experiência da Rússia com pequenas usinas nucleares.
O presidente Putin reforçou que as relações entre os dois países estão se desenvolvendo em contatos de alto nível e lembrou que o Brasil mantém as posições de liderança nas importações da Rússia de produtos alimentares. O mercado brasileiro importa fertilizantes e óleo diesel, assim como, exporta soja, carne bovina, tabaco, café e outros produtos do agronegócio. Lula ainda participou nesta sexta, das celebrações dos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. Esse é o feriado mais importante do país.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify