Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu neste domingo (26) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Kuala Lumpur, na Malásia, durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). O encontro, que durou cerca de 50 minutos, teve como foco principal a revisão das tarifas impostas por Washington sobre as exportações brasileiras.

Durante a reunião, Lula defendeu o diálogo como caminho para o entendimento entre os dois países e solicitou a suspensão imediata do tarifaço de 50% sobre os produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos, anunciado por Trump em julho. “O Brasil tem interesse em manter uma relação extraordinária com os Estados Unidos. Não há razão para desavenças, porque, quando dois presidentes se sentam à mesa, a tendência natural é buscar um acordo”, afirmou.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que acompanhou o encontro, Trump autorizou sua equipe a iniciar as negociações bilaterais ainda na noite deste domingo, no horário local da Malásia. “A reunião foi muito positiva. O presidente Trump declarou que dará instruções à sua equipe para começar um processo de negociação que deve se iniciar hoje, com a expectativa de uma resolução em pouco tempo”, disse o chanceler.

Vieira relatou que a conversa entre os presidentes foi cordial e que Trump demonstrou admiração pela trajetória política de Lula. “Trump declarou admirar o fato de o presidente Lula ter sido duas vezes presidente, enfrentado perseguições, provado sua inocência e retornado à Presidência para um terceiro mandato”, afirmou.

O chanceler também informou que ambos manifestaram interesse em realizar visitas oficiais nos próximos meses. “O presidente Lula aceitou o convite para visitar os Estados Unidos, e Trump demonstrou vontade de vir ao Brasil. Ele disse que admira o país e tem grande apreço pelo povo brasileiro”, concluiu Vieira.

Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Reuters/Mike Segar e Ricardo Stuckert

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify