Na próxima terça-feira (16), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vai embarcar para a Colômbia para uma série de compromissos oficiais, com início no dia seguinte, 17 de abril. Dentre eles, está uma reunião com o presidente colombiano, Gustavo Petro, na capital Bogotá. Segundo o Palácio do Planalto, os dois líderes vão conversar sobre as agendas de comércio e investimentos, desenvolvimento sustentável e cooperação amazônica, programas sociais, direitos humanos e agricultura familiar.
Enquanto no país, o presidente vai participar do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia, promovido pela ApexBrasil e pela agência de promoção comercial ProColombiada, que deve reunir cerca de 300 empresários brasileiros e colombianos. Em seguida, participará da inauguração da 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo), na qual o Brasil será um país homenageado. Na delegação brasileira para o evento, estarão os escritores Ailton Krenak, Daiara Tukano, Eliane Potiguara, Bernardo Carvalho e Hermeto Pascoal.
Segundo João Marcelo Galvão de Queiroz, diretor do Departamento de América do Sul do Itamaraty, os dois países têm importante contingente de povos afrodescendentes, indígenas e, da parte de seus governantes, prioridade atribuída ao fortalecimento desses setores na sociedade. “São dois governos que compartilham visões muito semelhantes no que se refere à dimensão amazônica e sobre integração sul-americana e regional, de maneira mais ampla”, declara.
João ainda revela que antes da agenda em Bogotá, Lula realizará uma missão parlamentar para estabelecer contatos entre congressistas brasileiros e colombianos. “Será realizado um seminário sobre agricultura familiar, com compartilhamento de experiências do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar“, explicou.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.