
Nesta segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Roma, para cumprir uma série de agendas internacionais, como sua participação no Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Aproveitando sua passagem pela capital italiana, Lula foi até o Vaticano e prestou uma visita ao Papa Leão XIV, eleito o líder da Igreja Católica em maio deste ano. Durante a conversa, ambos abordaram pautas relacionadas à religião, à fé e aos desafios presentes no mundo.
Lula parabenizou o Santo Padre pela ‘Exortação Apostólica Dilexi Te’ e por sua mensagem de não separar a fé do amor pelos mais pobres. O brasileiro ainda apontou a necessidade de criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade, utilizando o documento como referência. “Falei ao Papa sobre minha participação hoje no encontro da FAO e como em dois anos e meio tiramos pela segunda vez o Brasil do Mapa da Fome. E, agora, estamos levando este debate para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, destacou o petista.
Uma possível visita do Papa ao Brasil está nos planos do pontífice, mas será feita em um momento oportuno. O presidente brasileiro até chegou a o convidar à COP30, que será realizada em novembro, em Belém. A Santidade não poderá participar, por conta do Jubileu, mas garantiu que o Vaticano será representado durante o evento.
“Ficamos muito felizes em saber que sua Santidade pretende visitar o Brasil no momento oportuno. Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro. Lembrei que ontem tivemos uma demonstração imensa dessa fé no Círio de Nazaré e nas comemorações do Dia de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil”, disse Lula.
A comitiva brasileira contou com a presença da primeira-dama, Janja, dos ministros Mauro Vieira, Wellington Dias e Paulo Teixeira, da senadora Ana Paula Lobato, da presidenta da Embrapa, Silvia Massruhá, e do embaixador do Brasil junto ao Vaticano, Everton Veira.


Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify