Cauã Levi. Foto: Israel Hudson

Lucas Moraes, de 27 anos, e Cauã Levi dos Santos, 18, irão representar a Bahia em Barueri, na grande São Paulo, durante o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2025, organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), em conjunto com a Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF). A competição teve início no último sábado (26), e segue até o domingo (04).

Lucas tem embarque marcado para a sexta-feira (02), enquanto Cauã já viajou no último domingo (27), ambos com passagens aéreas concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A programação dos baianos inicia nesta quarta-feira (30), com Cauã nos tatames do Ginásio Poliesportivo José Corrêa, enquanto sábado (3), é a vez de Lucas representar a Bahia.

Ele ficou em terceiro lugar no Campeonato Sul-Americano da CBJJ, realizado em novembro do ano passado no mês ginásio em Barueri; conquistou o título internacional do Salvador Spring International Open, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras (praça esportiva da autarquia estadual), em novembro de 2024; e ocupa, atualmente, a terceira colocação do ranking brasileiro de jiu-jitsu 2025. Ele agradeceu ao apoio da autarquia.

“A preparação para o Campeonato Brasileiro está inteiramente ligada ao apoio da Sudesb. Para você conseguir lutar, precisa ter pontos, que são obtidos através dos opens da CBJJ. Enquanto em Salvador só temos dois eventos, a maioria é em outros estados. Eu não tinha o apoio da Sudesb em 2023 e viajei apenas duas vezes para obter esses pontos, mas não consegui acumular suficiente. Ano passado, eu consegui viajar mais graças a Sudesb, tendo mais probabilidade de estar ali vencendo, como são as expectativas para esse Brasileiro.”

Já Cauã Levi – que foi campeão brasileiro no ano de 2022 – falou da grandeza da competição e agradeceu ao apoio do Governo do Estado. “Esse campeonato é bem disputado. É um dos mais importantes do mundo e que forma o Grand Slam do Jiu-Jitsu. Espero fazer bonito e trazer meu segundo título. Agradeço à Sudesb por todo apoio, que me possibilitará realizar esse sonho de buscar mais um título brasileiro”, diz Cauã.

Lucas Moraes. Foto: Divulgação/FBJJMMA

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: ThreadsGoogle NotíciasTwitterFacebook,  InstagramLinkedIn e Spotify