O arcebispo emérito de Salvador, o cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, morreu aos 89 anos na manhã deste sábado, 26 de agosto, em Londrina, no Paraná, onde morava. A informação foi divulgada pela arquidiocese da capital baiana. Internado em sua própria residência, ele estava sob cuidados médicos intensivos. Não há detalhes sobre a causa da morte.
Nascido em Juiz de Fora (MG), Dom Geraldo recebeu sua ordenação sacerdotal em 1957, na Catedral de São Paulo. No decorrer da sua trajetória, atuou enquanto diretor espiritual em diversos seminários. Nos anos de 1960, passou a dar aulas na Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Em janeiro de 1999, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Salvador e Primaz do Brasil, pelo Papa João Paulo II, e tomou à frente da gestão pastoral da Arquidiocese de São Salvador. Geraldo ficou na Bahia até 2011, quando teve o pedido de renúncia aceito pelo Papa Bento XVI, passando a ser arcebispo emérito da capital baiana. O cardeal completou, em 2022, 65 anos de ordenação presbiteral.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.