Notícia triste: morreu na última sexta-feira (16), em Salvador, a professora Elyana Barbosa. Filósofa com graduação e mestrado pela Universidade Federal da Bahia, e doutorado pela Universidade de São Paulo, ela iniciou a carreira como docente na UFBA em 1970, atividade que continuou a exercer mesmo após ter se aposentado, em 1991. Na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, ela ocupou os cargos de vice-diretora da unidade e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.
Na Faculdade de Arquitetura, lecionou no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Atuou também como docente na Universidade Católica do Salvador e na Universidade Estadual de Feira de Santana. Elyana Barbosa foi a primeira mulher baiana a obter o título de Doutora em Filosofia e, com isso, contribuiu de modo decisivo para a profissionalização da Filosofia na Bahia e para a afirmação do lugar da mulher na vida universitária.
O empresário Carlos Amorim, que foi seu aluno, lamentou a perda: “Juntos, cremos, ainda que frágil, fugaz, construímos sonhos. Ela sempre será lembrada”, disse. A UFBA também emitiu uma nota à imprensa onde se solidarizou aos familiares, amigos e colegas da professora Elyana.