Nesta terça-feira (11), o artista visual baiano Roberto Cerne Fernandes de Abreu Filho, mais conhecido como Maninho Abreu, faleceu aos 75 anos. O anuncio foi feito pelo Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) e pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), através das suas redes sociais.
Nascido em Salvador, Maninho teve seu trabalho reconhecido a nível nacional e internacional, com destaque para os grandes painéis expostos no Restaurante Mestiço, em São Paulo, e também criou abadás para blocos de Carnaval na capital baiana. Durante cinco anos o artista criou e coordenou um projeto de pintura popular no Parque do Ibirapuera, também na capital paulista; participou de quatro Salões Nacionais de Artes Plásticas no MAM do Rio de Janeiro, com trabalho premiado; e esteve presente no 1° Salão Paulista de Artes Plásticas, também com trabalho premiado.
Participou ainda da 1ª Bienal de Cuba, em Havana, como convidado, e de exposição em Milão, na Itália. Além disso, o artista é o criador do “Pinte no MAM”, projeto gratuito e aberto ao público, que foi realizado no MAM por 12 anos.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify