Jamison Pedra. Foto: Reprodução.

Morreu nesta quinta-feira (23) o artista visual, desenhista, pintor, fotógrafo, professor e escultor baiano, Jamison Pedra, aos 85 anos. Nascido em Valença, o artista realizou exposições individuais e coletivas, no Brasil e no exterior, ganhou prêmios importantes de fotografias e teve pinturas publicadas em diversos livros pelo país.

“Ao mestre todo afeto, hoje faleceu aquele que contribuiu para formação de diversas gerações de arquitetos baianos. No site www.jamisonpedra.arq.br é possível conhecer a biografia, exposições, premiações e publicações deste importante artista baiano, dedicado e sensível, cujo legado enriquecerá ainda mais a nossa Cultura e o nosso Patrimônio”, compartilhou o arquiteto João Carlos Oliveira, presidente do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), ao comunicar o falecimento do artista.

A arquiteta Sandra Sampaio prestou homenagem e agradeceu ao legado de Jamison. “E como fico triste! Aperfeiçoou meu traço, me ensinou perspectiva a mão livre, me fez enxergar o mundo em 3D. Várias vezes fui sua aluna… Devo bastante do que sou como profissional a você. Afinal entrei em arquitetura porque, com seu talento, me preparou para o teste de aptidão da Ufba [Universidade Federal da Bahia]. Calmo, tranquilo, de bem com a vida. Assim era o artista, um dos melhores de seu tempo”, escreveu.

“Ao revelar o que o rodeia, nada desprezando na composição de seu universo de inventor, a obra de Jamison Pedra está de acordo com a natureza e a função da arte. Propõe-nos o desafio de que vivamos em conexão com espaços de liberdade, e criemos um mundo dê passagem a uma distinta humanidade”, descreve o Guia das Artes, na biografia do artista.

Pintura “Rumo XI”, de Jamison Pedra, em 2012. Foto: Acervo Jamison Pedra.
Pintura “Urbano II”, de Jamison Pedra, em 1993. Foto: Acervo Jamison Pedra.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.