O ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, faleceu no último domingo (29), aos 100 anos, em sua casa na Geórgia. A informação foi confirmada pelo Carter Center, organização sem fins lucrativos que Carter fundou junto a sua esposa, Rosalynn, com quem foi casado por 77 anos. Carter foi o 39º presidente a residir a Casa Branca, entre os anos de 1977 e 1981.
“Meu pai foi um herói, não só para mim, mas para todos que acreditam na paz, nos direitos humanos e no amor altruísta”, declara o filho do ex-presidente, Chip Carter, em comunicado divulgado pelo Carter Center. “Meus irmãos, minha irmã e eu o compartilhamos com o resto do mundo por meio dessas crenças comuns. O mundo é nossa família devido à maneira como ele uniu as pessoas, e agradecemos por honrar sua memória continuando a viver essas crenças compartilhadas.”
O diplomata teve uma ascensão política inesperada. Antes de chegar à presidência, Carter foi governador e senador da Geórgia, estado em que nasceu, e em 1976 venceu as eleições presidenciais contra Gerald Ford, dois anos após a renúncia de Richard Nixon. Durante seu único mandato como presidente, o democrata enfrentou uma crise energética, economia instável e a crise de reféns no Irã. Em 2002, o ex-presidente recebeu o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho humanitário.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify