
Morreu nesta terça-feira (2), o jornalista Mino Carta, aos 91 anos. O fundador e diretor de direção da CartaCapital lutava contra problemas de saúde e estava internado há duas semanas na UTI do Hospital Sírio Libânes, em São Paulo. Mino foi um dos nomes mais influentes da imprensa brasileira, fazendo do jornalismo um instrumento de crítica às elites e defesa da verdade. Nascido em 6 de setembro de 1933 em Gênova, na Itália, teve papel importante em veículos históricos como Quatro Rodas, Veja, Jornal da Tarde (Estadão) e IstoÉ.
“A trajetória de Mino Carta se confunde com a história do jornalismo contemporâneo do Brasil. Aos 27 anos, aceitou o convite de Victor Civita para dirigir uma nova revista da então nascente editora Abril, Quatro Rodas, mesmo sem saber dirigir nem diferenciar um Volkswagen de uma Mercedes, como se orgulhava em dizer. Descobriria ali o talento para criar e comandar algumas das publicações mais icônicas e influentes”, conta reportagem da CartaCapital, em homenagem ao seu fundador.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify