
Atual campeã do Grupo Especial, a Beija-Flor de Nilópolis vai homenagear o Bembé do Mercado no seu enredo para o Carnaval 2026, na Sapucaí. Criado em 1889 e realizado há mais de 130 anos em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, o Bembé é a maior manifestação de Candomblé de rua do mundo. Enaltecendo o xirê, cortejos e oferendas a Iemanjá e Oxum, a celebração reúne mais de 60 terreiros em praça pública. O Bembé do Mercado é reconhecido como Patrimônio Imaterial da Bahia e do Brasil. A Beija-Flor desembarcou na última segunda-feira (14), em Santo Amaro, para se reunir com lideranças religiosas e historiadores.
“Quando a Beija-Flor sai da quadra e atravessa a Avenida Mirandela nos seus ensaios, lembra muito a festa do Bembé aqui no meio da rua, celebrando no meio desse povo. A gente costuma dizer que Nilópolis é um quilombo, então é uma escola que defende demais a religiosidade, que faz parte do dia a dia de quase todos os componentes. Eu queria dar continuidade a essa história, e quando eu conheci a história do Bembé, eu achei que seria o momento certo dessa continuidade, trazendo um pouco dessa história de festa, libertação e de agradecimento aos orixás”, disse João Vitor Araújo, carnavalesco responsável pelo desenvolvimento do enredo, ao jornal RJ1.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify