Com a chegada da estação mais quente do ano neste sábado (21), turistas de todos os cantos do mundo desembarcam na capital baiana para aproveitar a temporada de verão com os cartões postais da cidade e programação cultural imperdível. Mais de 70 mil turistas são esperados para desembarcar em Salvador entre esta terça-feira (17) e o final do mês de janeiro, número que supera a quantidade de habitantes de 93% das cidades baianas, entre elas, Bom Jesus da Lapa (65,5 mil), Cruz das Almas (60,3 mil) e Santo Amaro (56 mil).
Nesta terça (17), mais de 8.850 visitantes chegaram a Salvador, 2.550 passageiros a bordo do MSC Orchestra, que veio de Ilhéus (BA), e 6,3 mil pessoas no MSC Grandiosa, que partiu de Búzios (RJ). Os turistas de cruzeiro têm, em média, dez horas livres para passear pela cidade até o horário estabelecido para retorno, uma passagem rápida. Até o dia 28 de janeiro, 17 navios de cruzeiro terão atracado no Terminal Náutico de Salvador, quase todos com início e término em porto nacional, com trânsito exclusivo em portos brasileiros, com exceção do MSC Magnifica, que inicia a viagem em Cabo Verde e atraca em Salvador no dia 19 de janeiro.
Os turistas são recebidos por equipes da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deltur), empregadas na Operação Verão 2024, com 15 policiais bilíngues atuando no acolhimento e registros de ocorrências de visitantes internacionais. Ações preventivas, ostensivas e de inteligência estão sendo realizadas pelas forças de segurança nas regiões de pontos turísticos de Salvador. Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), a previsão é de que 3,4 milhões de turistas visitem a cidade até março de 2025, superando a marca de 3,2 milhões registrada no verão de 2020, último antes da pandemia.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify