Mario Cravo Jr. Foto: Mario Cravo Neto.
Mario Cravo Jr. Foto: Mario Cravo Neto.

Foi inaugurada nesta terça-feira (29), às 17h, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), a exposição comemorativa “Mario Cravo Jr – Legado – 100 anos”, que homenageia um dos maiores artistas do movimento modernista das artes na Bahia, o escultor, gravador, desenhista e professor, Mario Cravo Jr. (1923-2018). O projeto é composto por cerca de 60 quadros pintados sobre madeira e tela, parte da coleção que foi doada ao Estado da Bahia, composta por pinturas, esculturas, desenhos e serigrafias produzidas de 1980 até meados da década de 1990.

De acordo com a diretora do Museu, Marília Gil, a exposição apresenta a expressão vigorosa e criativa desse artista baiano. “Para nós é uma honra conservar e promover obras de uma trajetória tão rica e produtiva de um modernista baiano da importância de Mario Cravo Jr.”, afirma. Ainda segundo ela, duas das esculturas que estavam na antiga sede dos Correios, no bairro da Pituba, também farão parte do acervo do MAM em um segundo ato da exposição, ainda sem data confirmada.

A maioria das obras que integram a mostra estavam no ateliê do artista no Espaço Cravo, no Parque Metropolitano de Pituaçu, onde também havia uma edificação para exposições e obras de arte expostas ao ar livre. O parque é administrado pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), mas as obras ficaram sob a responsabilidade da Secretaria de Cultura (SecultBA) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

“Com o novo sistema estadual de museus, instalado em nossa gestão, estamos qualificando e diversificando o perfil das nossas exposições que são apresentadas para o público. Mario Cravo Jr. deixou o seu legado e segue uma referência viva para muitos artistas. Suas obras estão em processo de transferência de salvaguarda para o Museu de Arte Moderna da Bahia e apresentá-las ao público é motivo de muito orgulho para a Bahia”, afirma Luciana Mandelli, diretora Geral do IPAC.

“Mario Cravo Jr – Legado – 100 anos”
Montagem da exposição. Foto: Geraldo Moniz.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Threads, Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.