Artista Rubem Valentim. Foto: Divulgação.

O Museu de Arte Moderna (MAM-Bahia) vai reinaugurar, nesta sexta-feira (25), às 16h, o “Espaço Rubem Valentim”. A exposição é gratuita e permanente e sua abertura servirá como atração principal do Novembro Negro no museu.

Além de celebrar o centenário de nascimento do artista baiano (1922-1991), o evento ainda finaliza as programações do MAM em homenagem à Semana de Arte Moderna de 1922. De acordo com Pola Ribeiro, diretor do museu, a sala tem cerca de 200 m² de área e fica na parte inferior do Mirante do MAM, o espaço também conta com vitrines com documentos originais do artista. “O acesso é pelo gradil criado pelo artista Carybé, ainda na entrada do museu, no mesmo nível da Avenida Contorno”, disse Pola.

“Agora teremos as 20 esculturas e 10 relevos de Rubem Valentim abertos à visitação gratuita para o público; o conjunto forma o ‘Templo de Oxalá’, doado pela esposa do artista, Lúcia Alencastro, em 1997, e considerado a mais emblemática realização da carreira de Valentim”, completa Pola.

Além disso, o espaço da exposição foi reformado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), em parceria com o MAM, ambos da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA).

MAM-Bahia-Anota-Bahia
Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia). Foto: Divulgação.

Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.