Nossos soberanos no Brasil (Nos souverains au Brèsil) do Service Cinématographique de l’Armée belge. Bélgica, 1920. Documentário. Foto: Divulgação.

Desta quinta-feira (15) ao dia 25 de julho, o Museu Virtual Rio Memórias e a Cinemateca do MAM vão promover a Mostra Rio Desaparecido. O evento vai exibir – na plataforma Vimeo – dois documentários e um registro histórico que retratam as transformações urbanísticos do Rio de Janeiro, além de outros aspectos do cotidiano da cidade.

Entre os filmes, encontram-se “O desmonte do monte” (2018), de Sinai Sganzerla; “Crônica da demolição” (2017), dirigido por Eduardo Ades; e “Nossos soberanos no Brasil”, do Service Cinématographique de l’Armée Belge. Além da exibição das películas, historiadores, arquitetos e cineastas participarão de debates no Youtube, nos dias 19, 20 e 21 deste mês.

“A ideia é que as imagens em movimento de um passado que ainda não era ruína possam dialogar com o tempo presente, evidenciando as transformações urbanas ocorridas até aqui e como queremos caminhar para o futuro”, revela Livia de Sá Baião, diretora e curadora do Museu Virtual Rio Memórias,