Na última terça-feira (07), a União Brasileira de Compositores (UBC) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), realizaram, em Brasília, o lançamento do livro “O autor existe: o direito autoral aplicado pelo STJ nos 80 anos da UBC”. A ocasião fez parte do calendário de celebrações dos 80 anos da UBC e a renda advinda das vendas será doada ao Instituto Zeca Pagodinho. O compositor baiano Manno Góes marcou presença no evento para prestigiar a obra.
Com organização e coordenação de Sydney Sanches e Karina Callai e participação dos Ministros João Otávio de Noronha, Aldir Passarinho Junior e Sidnei Beneti, o livro reúne mais de 10 artigos de grandes nomes no campo dos direitos autorais no país. Entre eles, destacam-se colaborações in memoriam de Fernando Brant, compositor, ex-presidente da UBC e defensor da causa, e João Carlos Müller Chaves, advogado e secretário-geral por cerca de 20 anos da Federação Latino-Americana do Produtores Fonográficos (FLAPF).
“Lançar o livro em Brasília era questão de justiça, de agradecimento ao STJ por sua contribuição ao reconhecimento do direito autoral no Brasil. Foi uma noite memorável, com presença maciça de muitos colaboradores e protagonistas de resoluções legais fundamentais para o setor. O calendário de comemoração dos 80 anos da UBC não estaria completo sem a publicação deste livro.”, afirma Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da UBC.
A noite contou com apresentações de Paula Lima e Simoninha, cantando “Garota de Ipanema”, “Sá Marina” e “País Tropical”. Marcaram presença autoridades e personalidades, como Sepúlveda Pertence, Ministro do Supremo Tribunal Federal; Marcio Luiz, Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça; Rafael Fariñas, Diretor Regional para América Latina e Caribe da CISAC; Isabel Amorim, Superintendente do ECAD; e o deputado federal André Janones.
Receba também as atualizações do Anota Bahia no: Google Notícias, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify.